COMUNICADOS REFERENTES AO CORONAVÍRUS (COVID-19)

Publicado em 01/05/2020

Postamos ontem, 30/04/2020, na Central de Downloads do Portal Educacional do Instituto Rio Branco, circular da diretora Taciana Feldmann Dall’Olmo destinada a todos os pais e responsáveis dos alunos IRB.

Lembramos que o boleto está disponível no portal educacional. Para emiti-lo é necessário autorizar o uso de pop-up.

Publicado em 02/04/2020

Postamos hoje, 02/04/2020, na Central de Downloads do Portal Educacional do Instituto Rio Branco, circular da diretora Taciana Feldmann Dall’Olmo destinada a todos os pais e responsáveis dos alunos IRB.

Publicado em 01/04/2020

Seguindo as determinações do Governo do Estado, informamos que as aulas presenciais permanecerão suspensas até 30/04/2020. As atividades continuarão sendo enviadas semanalmente a todos os alunos através do Portal Educacional. Também faremos uso do aplicativo ZOOM: Ensino Médio (a partir da semana 2), Ensino Fundamental II (a partir da semana 3), 3º, 4º e 5º Ano (a partir da semana 4). Além disso, postaremos videoaulas no canal do IRB no YouTube. Atentem para os comunicados na Central de Avisos!

Seguimos em constante atenção em relação aos avanços da pandemia do Coronavírus (COVID-19).
#ficaemcasa #vaipassar

MANTENHA UMA ROTINA DE ESTUDOS DURANTE A QUARENTENA:

☑ estabeleça horários para estudar.
☑ organize o ambiente onde você estudará. Escolha um lugar calmo.
☑ estabeleça metas diárias. Organize-se. Não deixe acumular tarefas!
☑ reserve horários de lazer. Utilize a criatividade para escolher atividades que possam ser praticadas em casa.

Publicado em 18/03/2020

RETIRADA DE LOGIN E SENHA NA SECRETARIA DA ESCOLA
Solicitamos às famílias que ainda não têm o login e senha do Portal Educacional do Instituto Rio Branco que retirem ainda hoje, até as 17h30min, na secretaria da escola.

Publicado em 17/03/2020

CONTINUIDADE DOS ESTUDOS ATRAVÉS DO PORTAL EDUCACIONAL
Informamos que, a partir de 23/03 (segunda-feira), os estudos terão continuidade, de forma adaptada, através do Portal Educacional do Instituto Rio Branco. Será importante que incentivem os alunos a acessarem o material a fim de que possamos dar seguimento ao processo de aprendizagem nesse período de isolamento. As famílias serão orientadas através de uma circular entregue hoje aos alunos constando informações sobre o acesso ao portal. Aqueles que não estavam em aula, precisam retirar seus dados de login e senha na secretaria da escola até amanhã, 18/03, às 17h30min.

Publicado em 16/03/2020

Diante da necessidade de intensificar ações preventivas em relação ao novo COVID-19, o Instituto Rio Branco suspenderá as aulas a partir de 19/03 (quinta-feira). O retorno está previsto para 03/04 (sexta-feira), com possibilidade de prorrogação futura. Se a família optar por deixar seus filhos em casa a partir de amanhã, 17/03 (terça-feira), informamos que eles não serão prejudicados pela perda de avaliações. Recomendamos que os estudantes e suas famílias permaneçam reclusos durante esse período, evitando compromissos sociais e profissionais. Salientamos que não há nenhum caso confirmado de infecção no Instituto Rio Branco. Seguimos à disposição e em constante atenção em relação aos desdobramentos da situação. Assim que tivermos novas definições, informaremos as famílias através dos canais oficiais da escola.

Publicado em 12/03/2020

O Instituto Rio Branco está atento à necessidade de prevenção em relação ao coronavírus para minimizar a propagação da doença. Com esse objetivo, segue as orientações do Ministério de Educação (MEC) que sugere o reforço nas ações preventivas, aqui na escola e nas casas dos nossos alunos, conforme as orientações veiculadas pelo Ministério da Saúde. Embora, infelizmente, o país já contabilize alguns casos confirmados, neste momento, não há recomendação para suspensão das aulas. Porém, tudo indica que, nas próximas semanas e meses, deveremos redobrar os cuidados, para que consigamos diminuir, ao máximo as chances de disseminação desse vírus.

Fundamental destacar que o Instituto Rio Branco, ainda que pretenda manter o calendário escolar, está atento à situação e preocupado com o bem-estar de todos que frequentam a escola. Caso haja necessidade de uma interrupção por tempo determinado, a decisão será comunicada, imediatamente, a todos os pais. Esperamos que todos se aliem a nós, nesse processo, para que consigamos enfrentar esse desafio e transpor os obstáculos que houver, de maneira unida e comprometida. Afinal, temos o mesmo objetivo: o bem-estar de todos. E, juntos, somos mais fortes.

Ocorre através do contato direto com as secreções da pessoa infectada (tosse ou espirro) ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas e posterior contato com o nariz ou boca, através das mãos.

O novo coronavírus (COVID-19) é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais. A transmissão ocorre pelo contato com gotículas de secreções.

PREVENÇÃO

Como medida de prevenção é importante:

  • divulgação sobre o tema e medidas de prevenção;
  • promoção de atividades que incentivem a higienização das mãos e cuidados ao tossir e espirrar;
  • caso alguém precise espirrar, que o faça no antebraço e não nas mãos, sempre afastado das demais pessoas ao redor;
  • estimular o uso de lenços de papel, bem como seu descarte adequado;
  • evitar os cumprimentos com beijos, abraços e  aperto de mão;
  • estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, a fim de evitar o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros lavar;
  • manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);
  • evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados;
  • estar atento àqueles que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza…) e orientá-los a procurar atendimento especializado;
  • caso haja recomendação médica, manter afastamento das atividades;
  • se tiver febre ou outros sintomas gripais, ficar em casa para se tratar adequadamente;
  • frequentar antessala médica ou hospital não é o mais indicado por causa do possível contágio pelo acúmulo de pessoas.

Em caso de dúvidas ou outros tipos de solicitação, a SES/RS conta com o serviço Disque Vigilância, através do telefone 150. Para obter maiores informações sobre o novo coronavírus (COVID-19), pode-se também acessar o site do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

É indispensável dizer que uma prevenção consciente e atenta aos detalhes é essencial.