É com muita alegria que realizaremos, neste ano, a Mostra literária. Na impossibilidade momentânea de realizar nossa tradicional Feira do livro, faremos um evento adaptado ao contexto que vivenciamos. Por esse motivo, a programação será totalmente online, na qual os estudantes participarão de atividades literárias, como encontro com autores, contação de história e oficinas.

Além disso, convidamos toda a comunidade escolar a visitar virtualmente a Mostra de trabalhos. Os estudantes, durante o primeiro trimestre, realizaram leituras das obras indicadas pelos professores. A partir das reflexões sobre os textos lidos produziram trabalhos, nos quais demonstraram suas apropriações da leitura realizada.  Os resultados estão expostos neste site.

Apresentamos a vocês também, os resultados dos concursos de desenho e redação do qual os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio participaram. Em consonância com o momento vivenciado por nós, abordamos a temática da pandemia, as repercussões no nosso cotidiano, valorização da importância da vida de cada um e uma mensagem de esperança: Sobre quando voltarem os abraços!

A Mostra literária é resultado do incentivo constante à leitura, à valorização do livro, da literatura e das manifestações culturais. A dedicação e o empenho de todos os envolvidos serão, nesses três dias de junho, compartilhados com a comunidade escolar e esse fato é motivo de orgulho para a equipe diretiva, professores e estudantes. Acesse os links e participe dessa “viagem virtual” pelo mundo da literatura, repleto de criatividade e imaginação!

Sejam bem-vindos à Mostra Literária do IRB!

TRABALHOS – Educação Infantil

TRABALHOS – Ensino Fundamental

TRABALHOS – Ensino Médio

TRABALHOS – LÍNGUA INGLESA

Os estudantes da 3ªEM leram “12 Years a Slave – Abridged Educational Edition”, que conta a história de Solomon Northup. Após a leitura, confeccionaram pôsteres para a tarefa intitulada de “Race After Centuries”: a questão da escravidão não era apenas um argumento de trabalho, erritório, poder, domínio e autoridade. Foi, também, uma questão de discriminação que, infelizmente, ainda persiste.

“The issue of slavery was not only an argument of labor, territory, power, mastership and authority. It was also an issue of discrimination that, unfortunately, still goes on today”

Pôsteres estão disponíveis em:
https://padlet.com/renatarabuske/x0q8p3y7nn4pgnp8
Professoras Fernanda Miron e Renata Rabuske – Língua Inglesa

Os estudantes da 2ªEM leram “Hamlet”: clássico de William Shakespeare, bem como leitura obrigatória do vestibular da UFRGS. Após a leitura, a tarefa intitulou-se “Transl8 2 Txt”. Cada grupo recriou uma parte da história do Rei da Dinamarca em forma de mensagem de texto / WhatsApp.

Trabalhos estão disponíveis em:
https://padlet.com/renatarabuske/gi51crb0fq3jmfx1

Professoras Fernanda Miron e Renata Rabuske – Língua Inglesa

Os estudantes do 8º Ano leram “Malala – The girl who campaigned for education and was shot by the Taliban”. Parte da tarefa foi elaborar um worksheet com informações sobre a vida de Malala. Para quem quer brincar um pouco e, ao mesmo tempo, aprender sobre essa pequena grande mulher, compartilhamos alguns worksheets para imprimir! Enjoy!

Trabalhos estão disponíveis em:
https://drive.google.com/drive/folders/1tUYr9VRoXJEz5hyugHh444vwpINcCU4D?usp=sharing

Língua Inglesa – Professora Renata Rabuske

CONCURSO DE DESENHO

“SOBRE QUANDO VOLTAREM OS ABRAÇOS”

O concurso de desenho deste ano teve a seguinte temática proposta: “Sobre quando voltarem os abraços”. Nos trabalhos, os estudantes retrataram expectativas que têm para o período que virá, após o fim do isolamento e controle da doença. Observem os inúmeros elementos acerca do período vivenciado, representados nos desenhos!
Participaram do concurso os estudantes do Ensino Fundamental 2 e 1ª série do Ensino Médio. Os desenhos foram feitos nas aulas de Artes, orientados pela professora Daniela Siweris.

VENCEDORES

CONCURSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

O objetivo do concurso é estimular a produção textual e a valorização da leitura como meio de aquisição e aprofundamento do conhecimento. Participaram do concurso os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para o Ensino Fundamental II a temática proposta foi: Narrativas para quando voltarem os abraços. Já o Ensino Médio teve como temática: Todas as vidas são importantes: independentemente da etnia ou das escolhas feitas por cada um. Após a avaliação do júri, formado pelo escritor Antônio Schimeneck, pela professora Dra. Marisa Magnus e pelo proprietário da livraria Noble Book, Omar Fiorini, apresentamos a vocês os textos vencedores.

Produção textual - Resultados